PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE 3 ESPÉCIES NATIVAS DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA-MS

Autores

  • Mário Soares Junglos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Unidade Universitaria de Ivinhema.
  • Glaucia Almeida Morais Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Unidade Universitaria de Ivinhema.

Resumo

Resumo

Endlicheria paniculata (Spreg) J.F.Macbr (canela; Lauraceae), Byrsonomina intermedia (murici-miúdo; Malpighiaceae) e Ilex paraguariensis St. Hil. (erva-mate; Aquifoliaceae) apresentam uma distribuição natural na região do município de Ivinhema-MS e vêm tendo dificuldade de propagação sexuada no viveiro da Unidade Universitária de Ivinhema-UEMS. As dificuldades de propagação referem-se ao pequeno número de sementes viáveis produzidas e/ou à baixa germinabilidade destas, além da diminuição da ocorrência natural, no caso de I. paraguariensis e Byrsonomina sp. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a viabilidade da produção de mudas destas espécies pelo o método de propagação vegetativa conhecido como alporquia. Houve o desenvolvimento de raízes adventícias nas duas estações do ano para B. intermedia e E. paniculata, sendo B. intermedia a espécie que apresentou os maiores valores, em número e comprimento médio de raízes. Nenhum alporque de I. paraguaiensis enraizou durante o experimento, embora 100% deles tenham formado calos. Mesmo na ausência de enraizamento, a maioria dos alporques apresentou a formação de calos nas 3 espécies. Concluiu-se que o tempo de avaliação deveria ter sido maior e/ou que fitormônios mais concentrados deveriam ter sido utilizados para que os resultados fossem mais expressivos.

 

Palavras-chave: Mergulhia aérea, Endlicheria paniculata, Ilex paraguaiensis, Byrsonima intermedia, enraizamento.

Biografia do Autor

Mário Soares Junglos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Unidade Universitaria de Ivinhema.

Estudante do Curso de Ciencias Biologicas, bolsista PIBIC-UEMS

Glaucia Almeida Morais, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul-Unidade Universitaria de Ivinhema.

Professora titular do curso de Ciências Biológicas da unidade universitaria de Ivinhema-UEMS(Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul)

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Junglos, M. S., & Morais, G. A. (2015). PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE 3 ESPÉCIES NATIVAS DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA-MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1853

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE