PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL APRESENTADAS EM ANAIS DE EVENTOS E EM PERIÓDICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.

Autores

  • Luciene Araujo Pereira UEMS
  • Doracina Castro Araujo UEMS

Resumo

Os resultados de trabalhos científicos sobre Educação Especial socializados junto à comunidade acadêmica em eventos científicos e culturais têm contribuído com pesquisadores e educadores que se dedicam a estudos nessa área. Com essa concepção é que definiu-se por realizar  um  mapeamento  e  análise  das  produções  científicas  sobre  Educação  Especial  em eventos  e  periódicos  de Mato Grosso  do  Sul. Este estudo foi delimitado para os eventos organizados e periódicos publicados pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de Mato Grosso do Sul.  Para a efetivação desse objetivo, optou-se pela abordagem qualitativa, em um ciclo que não se fechou, pois inicialmente foram levantados dados e realizada a revisão bibliográfica sobre a temática Educação Especial, em seguida, forão pesquisados os eventos organizados e os periódicos publicados pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação de MS, para, na sequência, iniciar o levantamento dos artigos nos anais desses eventos e nas publicações dos periódicos. Posterior a esse levantamento foram selecionados, organizados por categorias, analisados e apresentados os artigos que trabalharam com a temática Educação Especial, observando: eventos e periódicos com maior número de pesquisas sobre a temática e tipos de deficiências e síndromes mais estudados, observando os fundamentos teóricos que subsidiaram as pesquisas. Com os resultados alcançados é possível afirmar que houve contribuição com pesquisadores que realizam estudos sobre a temática Educação Especial e com docentes e discentes que se interessam pelo tema.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Pereira, L. A., & Araujo, D. C. (2015). PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL APRESENTADAS EM ANAIS DE EVENTOS E EM PERIÓDICOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1846

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS