PERFIL SOCIOCULTURAL DE ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM NOS ESTADOS DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Isabela Alves de Lima

Resumo

A partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996, pode-se evidenciar grande expansão nos cursos de nível superior em enfermagem nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Diante desta grande expansão, este estudo busca conhecer a origem social, econômica e cultural dos estudantes de primeiro ano de enfermagem através de pesquisa quantitativa. A metodologia foi busca virtual dos indivíduos através das redes sociais e criação de um site com todas as informações pertinentes ao projeto e também o formulário com as questões a serem preenchidas. A análise dos dados utilizou as contribuições do sociólogo Pierre Bourdieu. Em seus estudos, Bourdieu estima que crianças oriundas das classes com menor poder aquisitivo, possuem menor capital cultural e com isso menos chances de obter êxito no desempenho escolar e consequentemente também encontrarão dificuldades ao ingressar no ensino superior.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Alves de Lima, I. (2015). PERFIL SOCIOCULTURAL DE ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM NOS ESTADOS DE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1832

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE