PERFIL SÓCIO-CULTURAL DOS INGRESSOS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Julia Colato Granato UEMS

Resumo

O Ensino superior do Brasil cresce de forma acelerada na ultimas décadas, em decorrência das políticas de educação, observa-se a criação de muitos cursos de enfermagem na região centro-oeste, dos quais 79,5% são privados e 20,5% públicos, onde o estado com maior número de cursos é em Goiás. Nesse sentido essa é uma pesquisa quantitativa de corte transversal, cuja amostra é aleatória proporcional estratificada sistemática, com o objetivo de analisar o perfil dos estudantes do primeiro ano do ensino superior em Enfermagem do Estado de Goiás englobando universidades públicas como privadas. Como metodologia, foi realizada uma busca virtual dos acadêmicos, a partir das redes sociais, e respondido um questionário encontrado na home-page da pesquisa. O sociólogo Pierre Bourdieu afirma que o capital cultural é que trará o maior impacto na definição do destino escolar de um indivíduo, servindo assim de aporte teórico para essa pesquisa na busca de resultados do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes. Criando assim um perfil, desses acadêmicos de enfermagem, e o que levaram a ser ingressantes nesse curso.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Colato Granato, J. (2015). PERFIL SÓCIO-CULTURAL DOS INGRESSOS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM DO ESTADO DE GOIÁS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1831

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE