OPINIÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE UMA OFICINA DIDÁTICA REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS
Resumo
Resumo
As oficinas didáticas são atividades extracurriculares desenvolvidas nas escolas a fim de facilitar o aprendizado por meio da utilização de procedimentos metodológicos diversificados, criativos e motivadores que permitam trabalhar os conteúdos articulando-os às diferentes áreas do conhecimento, assim como às situações atuais vivenciadas no cotidiano. Entretanto, qual é a opinião dos alunos em relação ao desenvolvimento das oficinas didáticas? Com o intuito de responder essa questão, foi realizada uma oficina didática, de 5 h/a, com o tema “Clonagem”, no dia 12/junho/2012, para 13 alunos do 2º ano no Ensino Médio noturno, na Escola Estadual Castelo Branco, localizada no município de Mundo Novo-MS. Os dados foram obtidos por meio da análise quali-quantitativamente de um questionário aplicado ao final da oficina. A maioria dos alunos participantes (77%) avaliou a atividade como ‘ótima’, ressaltando que esta proporcionou conhecerem aspectos interessantes, entenderem melhor e refletirem sobre o assunto, além do fator motivação. Dentre os participantes, 77% dos alunos acreditam que a oficina trouxe contribuições para complementar a disciplina de biologia, 15% assinalaram que poderão utilizar os conhecimentos adquiridos na oficina no vestibular e 7% no seu dia a dia. Quando questionados se participariam novamente de uma oficina, caso tivessem a oportunidade, todos os alunos responderam afirmativamente, complementando suas respostas sugerindo alguns temas, tais como: câncer, doenças, preservação do meio ambiente, alimentação e saúde, depressão e fertilização in vitro. Concluímos que as oficinas didáticas são importantes recursos para o processo de aprendizagem, assim como motivadoras e interessantes aos alunos do ensino médio.
Palavras-chave: Atividade extracurricular. Biologia. Clonagem.