OPINIÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE UMA OFICINA DIDÁTICA REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS

Autores

  • Rafael Henrique Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Vanessa Daiana Pedrancini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Célia dos Santos Moreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Adriana Soares Balejo de Matos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Juliana Fernanda de Lima Pentka UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Alessandro Balbino de Morais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Elizangela Estevão Silvestre UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Nadir Naeko Suzuki Biazussi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Ivanir de Paula de Morais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Resumo

As oficinas didáticas são atividades extracurriculares desenvolvidas nas escolas a fim de facilitar o aprendizado por meio da utilização de procedimentos metodológicos diversificados, criativos e motivadores que permitam trabalhar os conteúdos articulando-os às diferentes áreas do conhecimento, assim como às situações atuais vivenciadas no cotidiano. Entretanto, qual é a opinião dos alunos em relação ao desenvolvimento das oficinas didáticas? Com o intuito de responder essa questão, foi realizada uma oficina didática, de 5 h/a, com o tema “Clonagem”, no dia 12/junho/2012, para 13 alunos do 2º ano no Ensino Médio noturno, na Escola Estadual Castelo Branco, localizada no município de Mundo Novo-MS. Os dados foram obtidos por meio da análise quali-quantitativamente de um questionário aplicado ao final da oficina. A maioria dos alunos participantes (77%) avaliou a atividade como ‘ótima’, ressaltando que esta proporcionou conhecerem aspectos interessantes, entenderem melhor e refletirem sobre o assunto, além do fator motivação. Dentre os participantes, 77% dos alunos acreditam que a oficina trouxe contribuições para complementar a disciplina de biologia, 15% assinalaram que poderão utilizar os conhecimentos adquiridos na oficina no vestibular e 7% no seu dia a dia. Quando questionados se participariam novamente de uma oficina, caso tivessem a oportunidade, todos os alunos responderam afirmativamente, complementando suas respostas sugerindo alguns temas, tais como: câncer, doenças, preservação do meio ambiente, alimentação e saúde, depressão e fertilização in vitro. Concluímos que as oficinas didáticas são importantes recursos para o processo de aprendizagem, assim como motivadoras e interessantes aos alunos do ensino médio.

 

Palavras-chave: Atividade extracurricular. Biologia. Clonagem.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Rocha, R. H., Pedrancini, V. D., Moreira, C. dos S., Matos, A. S. B. de, Pentka, J. F. de L., Morais, A. B. de, … Morais, I. de P. de. (2015). OPINIÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE UMA OFICINA DIDÁTICA REALIZADA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1826

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)