OCORRÊNCIA E DENSIDADE DE ESPÉCIES DO GÊNERO Artibeus (MICROCHIROPITERA-MAMMALIA) EM FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS E PERIURBANOS NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS.

Autores

  • Renan Ferreira

Resumo

O gênero Artibeus é constituído por 17 espécies, das quais cinco ocorrem no Brasil. Essas espécies são consideradas de ampla distribuição no país. Entretanto, existem poucos trabalhos referentes a esse gênero para o estado de Mato Grosso do Sul, e nenhum, para a região foco deste estudo. Em vista disso, o presente trabalho teve como objetivo investigar a ocorrência e a densidade de espécies do gênero Artibeus em quatro fragmentos no município de Mundo Novo [Mata do Exército Brasileiro (P1, 56 ha), Horto municipal (P2, 17 ha), córrego da Ponte (P3, 6 ha) e Estrada Colônia Nova (P4, 7,6 ha)]. As coletas foram mensais entre os meses de março a junho de 2012, nos períodos vespertino e noturno. Foram utilizadas oito redes de neblina com tamanho de 9 m de comprimento por 3 m de altura, dispostas nas possíveis rotas de voo. Os morcegos coletados foram identificados, marcados (com tinta a base d’água) e soltos. Capturou-se 38 indivíduos do gênero Artibeus sendo representados por quatro espécies, em ordem de abundância total (porcentagem): Artibeus lituratus (63%), Artibeus fimbriatus (16%), Artibeus planirostris e Artibeus obscuros (ambos com 10,5%). A espécie mais ocorrente foi A. lituratus, que foi capturada em todos os meses e pontos de amostragem, já A. planorostris e A. fimbriatus obteveram as menores ocorrências. Em relação à densidade temporal e especial, A. lituratus também mostrou os maiores valores (0,028/m2 e 0,01, respectivamente), enquanto que A. planorostris apresentou os menores valores de densidade temporal (0,05/m2) e espacial (0,001/m2).

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Ferreira, R. (2015). OCORRÊNCIA E DENSIDADE DE ESPÉCIES DO GÊNERO Artibeus (MICROCHIROPITERA-MAMMALIA) EM FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS E PERIURBANOS NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1824

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE