O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/UFGD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Renato Marracini Neto UFGD

Resumo

O subprojeto de Educação Física do PIBID/UFGD e suas contribuições para a formação acadêmica

 

Autor: Renato Marracini Neto[1]

re_marracini@hotmail.com

Orientador: Prof° Dr. Manuel Pacheco Neto[2]

manuel-pacheco@uol.com.br

RESUMO

 

Este estudo tem como base um Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pós-graduação – Especialização em Educação Física Escolar – da FAED/UFGD. O PIBID é uma iniciativa governamental, através do Ministério da Educação, com finalidade de fomentar a iniciação à docência para estudantes universitários, Esta iniciativa tem abrangência nacional e no contexto regional da Grande Dourados, é oferecida na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Sua organização, na forma de Projetos Institucionais, via Licenciaturas, cria uma rede de atuação: os subprojetos, que atuam diretamente nas escolas parceiras. O Subprojeto de Educação Física do PIBID/UFGD é o objeto da nossa pesquisa, cujo objetivo é verificar se realmente ele atinge às expectativas estabelecidas e, em caso afirmativo, quais as contribuições para a formação acadêmica. Dividido em três partes, o trabalho gira em torno das diferentes tendências pedagógicas de Educação Física, para adiante, fazer um relato histórico do PIBID/UFGD e seu subprojeto em questão, finalizando com a versão dos envolvidos com o subprojeto. A partir de estudos bibliográficos e dos questionários aplicados verificou-se suas contribuições a todos os envolvidos, além da confirmação desta ação governamental como concreta e compromissada com o ato político de educar.

 

Palavras-chaves: Educação Física, Formação Acadêmica, PIBID.

 


[1] Discente da Pós-Graduação em Especialização em Educação Física Escolar da Faculdade de Educação /UFGD.

[2] Docente Faculdade de Educação/UFGD. É Coordenador do Projeto de Pesquisa aprovado e financiado pelo CNPQ (2010/2012) intitulado A teoria das Inteligências Múltiplas na produção de conhecimento e na docência em Educação Física. É também Coordenador da área de Educação Física, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - na UFGD. É membro pesquisador de dois grupos de pesquisa: GEPHEMS (Grupo de Pesquisa História da Educação, Mémoria e Sociedade) e DEHSCUBRA (Educação, História e Cultura: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII).

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Marracini Neto, R. (2015). O SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/UFGD E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1822

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS