O PROCESSO DE INSERÇÃO DE CRIANÇA DE 3 A 4 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE PAIS E DE EDUCADORES

Autores

  • Juscilene Macedo da Silva UEMS
  • Débora de Barros Silveira UEMS

Resumo

O período de entrada de uma criança em uma instituição de educação infantil é um momento delicado para todos os envolvidos: crianças, pais e profissionais da instituição, por isso várias literaturas (ROSSETTI-FERREIRA, et al., 2009; LOPES, MENDES, FARIA, 2006, entre outros) defendem que o processo de inserção deve ser planejado no sentido de acolher os sentimentos de todos os envolvidos. Neste estudo investigamos quais as concepções que os pais e profissionais da Educação Infantil têm em relação ao processo de inserção da criança pequena na instituição de educação infantil. A pesquisa envolveu pessoas que vivenciaram ou vivenciam o processo de inserção e foi desenvolvida por meio de observações e entrevistas com pais e professores de crianças matriculadas numa instituição pública de educação infantil da rede municipal de ensino de Dourados – MS. Investigar os conhecimentos e sentimentos de pais e educadores pode contribuir na construção de uma educação infantil que atenda da melhor maneira possível as crianças.

Palavras-chave: Criança. Inserção. Instituição de educação infantil.

Biografia do Autor

Juscilene Macedo da Silva, UEMS

Academica do curso de Pedagogia - UEMS - Dourados

Débora de Barros Silveira, UEMS

Professora do curso de Pedagogia, Uems - Dourados/MS

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Silva, J. M. da, & Silveira, D. de B. (2015). O PROCESSO DE INSERÇÃO DE CRIANÇA DE 3 A 4 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE PAIS E DE EDUCADORES. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1820

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS