O PERFIL DE LEITOR E A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO NA BIBLIOTECA DA UNIDADE DE ENSINO DA UEMS EM JARDIM
Resumo
Esta pesquisa é um estudo sobre o perfil do leitor, recepção, compreensão e acesso à biblioteca como contribuição para formação acadêmica. Temos como finalidade, revelar as necessidades e habilidades dos estudantes universitários diante do ato de ler trazendo à luz a realidade existente na UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na Unidade de Jardim. Para sua realização, utilizamos o método de pesquisa concentrada na observação das fichas dos leitores/alunos do 2º e 4º anos dos cursos de licenciatura em Letras e Geografia, atingindo tanto os que recém ingressaram como os que estão deixando a Universidade. O objetivo está em verificarmos uma série de comportamentos por parte dos leitores, tais como a frequência de leitura e os tipos de textos ou materiais que os alunos costumam ler, apontado ainda, certas características dos leitores, principalmente em termos de atitudes e hábitos de leitura. Estamos traçando o histórico de leitura desses alunos e um paralelo entre os cursos, que já demonstrou uma diferença considerável, o que levará à identificação do tipo de leitores que ingressam nessa Universidade e como se dá o processo de construção do perfil de leitor durante a graduação. A pesquisa visa medir os níveis de envolvimento com a leitura e verificar se, apesar de baixos, esses índices garantem a construção gradativa do perfil de leitor. Como base teórica, selecionamos alguns textos que trazem reflexões sobre a definição de leitura, literatura e a formação do leitor.Downloads
Publicado
2015-10-27
Como Citar
Gonçalves, M. C. X. (2015). O PERFIL DE LEITOR E A FORMAÇÃO ACADÊMICA: UM ESTUDO NA BIBLIOTECA DA UNIDADE DE ENSINO DA UEMS EM JARDIM. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1819
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES