O Ingresso Via Ações Afirmativas a Conclusão nos Cursos Presenciais de Formação de Professores da UEMS, UNEMAT e UEG.

Autores

  • Juliana Bispo da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Na região do Centro-Oeste existem três universidades estaduais e todas possuem uma característica comum: Ações Afirmativas. A Universidade Estadual de Goiás – UEG com sede em Anápolis, a Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT com sede em Cáceres e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS com sede em Dourados. Objetivo analisar e comparar o ingresso e a conclusão dos estudantes das licenciaturas que ingressaram pelas ações afirmativas nas universidades estaduais do Centro-Oeste de 2004 a 2010. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa com uso de dados quantitativos. Foram encontramos dificuldades, pois as instituições não disponibilizam nos sites informações sobre o assunto e as poucas que existem não são precisas e atualizadas e, não responderam os e-mails enviados. Mesmo assim, obtivemos os seguintes resultados em relação ás licenciaturas: na UEG foram realizados 11[1] vestibulares no período de 2005 a 2010 com a oferta total de: 5.200 vagas gerais, 1.902 vagas para negros ou alunos de escolas públicas, e 552 para indígenas ou para pessoas com qualquer deficiência. Na UNEMAT, de 2005 a 2010 foram 11[2] vestibulares, totalizando a oferta de 6.794 vagas gerais e 2.491 para negros ou alunos de escolas públicas. Na UEMS as ações afirmativa foram criadas em 2003 e ofertados 8 vestibulares (verão) de 2003 a 2010 com um total de 5.137 vagas gerais, 783 para negros e 377 para os indígenas. Na UEMS, a única instituição com acesso aos dados de egressos, pois não foi possível obter os dados de conclusão da UEG e da UNEMAT, de 2004 a 2006 foram diplomados 45 indígenas no Curso Normal Superior Indígena e, de 2007 a 2010 foram diplomados mais 39 indígenas cotistas e 213 negros cotistas.  Portanto não podemos fazer uma conclusão, pois só se encontra os dados completos da UEMS.


[1] Vestibular de verão e inverno.

[2] Idem.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

da Silva, J. B. (2015). O Ingresso Via Ações Afirmativas a Conclusão nos Cursos Presenciais de Formação de Professores da UEMS, UNEMAT e UEG. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1815

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS