O DONO DE ESCOLA E O MESTRE DE ESCOLA: A MERCANTILIZAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE NA CRÍTICA MARXISTA

Autores

  • Roberto Ribeiro de Almeida UEMS/PUC
  • Priscila Aparecida Silva Cruz uems

Resumo

 

O capital social global produzido pelo proletariado se divide pela sociedade em forma de atividades assalariadas, e o dono da escola, percebendo a possibilidade de acumular essa riqueza, vende aos pais dos alunos as aulas que ele comprou dos professores. Assim, o presente texto, elaborado mediante pesquisa bibliográfica, tem por objetivo discutir a forma como o burguês dono da escola se apropria da força de trabalho do professor, que é obrigado a vender sua força de trabalho, como uma mercadoria, aos preços regidos pela lei do mercado capitalista (oferta e procura). A força de trabalho do professor é comprada e empregada na produção de outra mercadoria (aula), em seguida é vendida por um valor superior ao que foi comprado do mestre, gerando assim sua mais-valia. Muitas vezes esse profissional é contratado como um técnico de ensino, e encontra sua atividade pronta e programada, de forma a ser meramente executada em apostilas, levando-o a uma condição de enfrentamento de sua atividade. Dessa forma, as relações estabelecidas entre o dono e o mestre da escola se tornam estritamente balizadas pela forma mercantil, ausente de pessoalidade, ambos se relacionam como se fossem coisas, daí a coisificação na relação de ensino.

Biografia do Autor

Roberto Ribeiro de Almeida, UEMS/PUC

Mestre em Filosofia pela PUC/SP (2012) - Possui graduação em Direito (2001). Atualmente é Advogado e professor convocado nas frentes de Filosofia do Direito e Sociologia da Educação na UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Professor de Filosofia do Direito na UNIESP - em Ilha Solteira/SP. Pesquisa Direitos Humanos abordando a categoria trabalho em Karl Marx e György Lukács.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

de Almeida, R. R., & Cruz, P. A. S. (2015). O DONO DE ESCOLA E O MESTRE DE ESCOLA: A MERCANTILIZAÇÃO DA ATIVIDADE DOCENTE NA CRÍTICA MARXISTA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1813

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS