O BATISMO DE CRISTO: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA NA OBRA DE MANUEL DA COSTA ATAÍDE

Autores

  • Paulo Gerson Rodrigues Stefanello UFGD

Resumo

Este trabalho irá traçar concepções analíticas sobre o texto/tela O Batismo de Cristo, de Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), considerando para tal uma abordagem do plano de conteúdo, delineado pelo percurso gerativo de sentido, e do plano de expressão, referindo-se a questões de espacialidade, formas, tons de cores e luzes, ao passo que quando articulados, geram uma relação significante que forma o texto. Realizaremos equiparações da pintura mineira com a obra de Pietro Perugino (1450-1523), que retrata o mesmo acontecimento. Nosso objeto, portanto, é o semi-simbolismo, a partir do qual determinadas características de pintura dos dois autores institui marcas discursivas que carregam diferentes compreensões e contextos no retrato de um único episódio.

Biografia do Autor

Paulo Gerson Rodrigues Stefanello, UFGD

Mestrando em Letras / UFGD, bolsista CAPES; Graduado em Letras-Espanhol / UEMS.Área CNPQ: Linguística, Letras e ArtesÁrea específica: Linguística / Semiótica

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Stefanello, P. G. R. (2015). O BATISMO DE CRISTO: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA NA OBRA DE MANUEL DA COSTA ATAÍDE. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1809

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES

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