LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE UM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL.

Autores

  • Mauro Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

RESUMO - Levantamento florístico de espécies arbóreas de um fragmento florestal urbano do município de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul, Brasil. A análise de agrupamento com base em levantamentos florísticos vem sendo a técnica mais usual na comparação de similaridade entre formações florestais baseada na presença e ausência de espécies, de maneira que aumente os conhecimentos sobre a composição das matas próximas ao perímetro urbano ainda não estudadas no estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de espécies arbóreas, procurando conhecendo a diversidade de exemplares por famílias do fragmento, que, também comporta o horto municipal. O levantamento florístico foi realizado entre abril/2012 e junho/2012 no horto florestal Dorcelina de Oliveira Folador, no município de Mundo Novo, MS – região sul do estado. Foram coletados apenas materiais que apresentam fase de reprodutiva, sendo flores e frutos, com DAP>2 cm, estes logo depois prensados e secos em estufa no laboratório de Botânica da UEMS/Mundo Novo. A identificação do material realizada comparativamente, com base em literatura, ao nível de família e padronizadas conforme APG II (Angiosperm Phylogeny Group II). Na área de estudo foram demarcados 148 indivíduos. As 21 amostras estão distribuídas em 10 famílias e as que apresentam maiores número de indivíduos foram Malvaceae e Apocynaceae. A diferença entre o DAP (376 mm em um dos casos) infere que as algumas plantas ainda são jovens ou estão sendo prejudicadas com o efeito de borda.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Nascimento, M. (2015). LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE ESPÉCIES ARBÓREAS DE UM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO DO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO, MATO GROSSO DO SUL, BRASIL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1803

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)