LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - O USO DE CHARGES COMO RECURSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER

Autores

  • Stephanie Nasralla Cruz UEMS

Resumo

Partindo da ideia de que a charge é um gênero textual recente que abrange um contexto social amplo, a pesquisamos, enquanto instrumento complementar de ensino aprendizagem de língua em livro didático de Português, para verificar se ela é considerada um texto argumentativo ou se há deslocamento de seu sentido conforme apresentado no livro Linguagens, de Cereja e Cochar (2009), observando o texto, seus vocábulos a imagem e conteúdos tratados na produção de textos escritos. Para trabalhar este conteúdo tomamos por base autores como Bakhtin, Belmiro, Fiorin, Marcuschi, Romualdo e outros de importância para o estudo. Para constituição do corpus de pesquisa, analisamos charges veiculadas no livro didático acima mencionado, destinado ao ensino aprendizagem de língua portuguesa no ensino médio em escola pública. 

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Nasralla Cruz, S. (2015). LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA - O USO DE CHARGES COMO RECURSO DE CONSTRUÇÃO DO SABER. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1801

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES