MANOEL BERGSTRÖN LOURENÇO FILHO E A PRODUÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL

Autores

  • Rosangela Fernandes Gomes do Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

 Na tentativa de aprofundar o entendimento da relevância da Psicologia na formação de professores na contemporaneidade é necessário compreender esse processo desde sua gênese. A psicologia ganha importância na educação brasileira a partir do movimento da Escola Nova, nesse processo se destaca o educador paulista Manoel Bergström Lourenço Filho, reconhecido como grande intelectual desde a primeira metade do século XX. É objetivo dessa pesquisa o estudo e analise do papel desempenhado por Lourenço Filho na consolidação do ensino de Psicologia Educacional na Escola Normal de São Paulo, particularmente no que diz respeito à publicação de bibliografia de apoio, como manuais de psicologia. Os marcos temporais da pesquisa situam-se entre 1925, ano em que o autor assumiu a disciplina de Psicologia e Pedagogia, na Escola Normal de São Paulo; e 1945, ano que marca o final da “Era Vargas”. O estudo vem sendo realizado a partir de análises: da historiografia da área, da produção do autor e de trabalhos acadêmicos que tratam do tema. Busca-se compreender a questão dentro do contexto histórico em que se coloca, tendo por  referência teórica a Ciência da História, que permite compreender a educação em articulação estreita com os movimentos da sociedade capitalista. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os estudos sobre o ensino de psicologia educacional na formação de professores.

Biografia do Autor

Rosangela Fernandes Gomes do Nascimento, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmica do 4º Ano/2012 do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade Campo Grande.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Fernandes Gomes do Nascimento, R. (2015). MANOEL BERGSTRÖN LOURENÇO FILHO E A PRODUÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1800

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS