MANOEL BERGSTRÖN LOURENÇO FILHO E A PRODUÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL
Resumo
Na tentativa de aprofundar o entendimento da relevância da Psicologia na formação de professores na contemporaneidade é necessário compreender esse processo desde sua gênese. A psicologia ganha importância na educação brasileira a partir do movimento da Escola Nova, nesse processo se destaca o educador paulista Manoel Bergström Lourenço Filho, reconhecido como grande intelectual desde a primeira metade do século XX. É objetivo dessa pesquisa o estudo e analise do papel desempenhado por Lourenço Filho na consolidação do ensino de Psicologia Educacional na Escola Normal de São Paulo, particularmente no que diz respeito à publicação de bibliografia de apoio, como manuais de psicologia. Os marcos temporais da pesquisa situam-se entre 1925, ano em que o autor assumiu a disciplina de Psicologia e Pedagogia, na Escola Normal de São Paulo; e 1945, ano que marca o final da “Era Vargas”. O estudo vem sendo realizado a partir de análises: da historiografia da área, da produção do autor e de trabalhos acadêmicos que tratam do tema. Busca-se compreender a questão dentro do contexto histórico em que se coloca, tendo por referência teórica a Ciência da História, que permite compreender a educação em articulação estreita com os movimentos da sociedade capitalista. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os estudos sobre o ensino de psicologia educacional na formação de professores.