MIRMECOFAUNA (HYMENOPTERA, FORMICIDAE) DO FRAGMENTO FLORESTAL DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS.

Autores

  • Tiago Felipe Senes-Lopes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Mauro Nascimento Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Aline Cristina Paulino Anjos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Aline Daniele Castro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patricia Padilha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Káthia Carneiro Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul
  • Sabrina Ávila Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Elaine A. L. Kashiwaqui Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Denise Lange Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Os insetos são reconhecidos e utilizados de diferentes formas pela sociedade humana, as formigas são abundantes e diversificadas quanto aos hábitos de forrageamento e nidificação, são importantes como bioindicadores em áreas que já foram degradas. Este o estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de formigas no fragmento florestal urbano de Muno Novo/MS, identificando os gêneros encontrados. Para a coleta das formigas foi utilizado os métodos pacíficos para a coleta de formigas do tipo pit fall, atraindo-as através de iscas de mel e óleo de sardinhas em frascos expostos durante um dia. Para análise identificação das subfamílias e gêneros foi utilizados chaves ilustradas descritas em bibliografias especializadas. Foram coletados 3217 indivíduos de Formicidae distribuídos em quatro subfamílias e 10 gêneros, com maior abundância de indivíduos para Solenopsis (2955) e Pheidole (65) da subfamília Myrmicinae, Brachiomymex (170) da subfamília Formicinae. O estudo mostra a variedade e a riqueza na composição da mirmecofauna Horto Dorcelina de Oliveira Folador.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Senes-Lopes, T. F., Nascimento, M., Anjos, A. C. P., Castro, A. D., Padilha, P., Carneiro, K., … Lange, D. (2015). MIRMECOFAUNA (HYMENOPTERA, FORMICIDAE) DO FRAGMENTO FLORESTAL DORCELINA DE OLIVEIRA FOLADOR NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1799

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE