INTERFERÊNCIA DE TIRIRICA (Cyperus rotundus L.) NO CRESCIMENTO INICIAL DE EUCALIPTO

Autores

  • suzielly da silva da silva adriano uems

Resumo

A formação de florestas requer bom preparo do solo e eficiente controle das plantas daninhas, pelo menos na fase inicial de crescimento, em razão da sensibilidade da cultura à competição por recursos do meio, como água, luz e nutrientes. O objetivo desta pesquisa será estudar os efeitos da interferência de tiririca (Cyperus rotundus L.) sob diferentes densidades de infestação no crescimento inicial do eucalipto. O experimento foi conduzido em vasos com capacidade de 10 L conduzido a céu aberto. Para tanto as mudas de eucalipto foram transplantadas nos vasos com os seguintes os tratamentos 0, 1, 2,5, 5, 7,5, 10, 12,5, 15, 17,5 e 20 tubérculos de tiririca por litro de solo. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com os dez tratamentos (densidades) e seis repetições. Aos 30, 40 e 50 DAP (dias após o transplante), foram avaliados para eucalipto: altura de planta e diâmetro de caule, ainda o número de plantas de tiririca (parte aérea). Os dados foram analisados estatisticamente através do programa estatístico SISVAR, utilizando o Teste F para análise de variância e Teste de Tukey a 5 % de probabilidade para comparação de médias. Os tubérculos de tiririca não influenciaram a altura de plantas de eucalipto, no entanto influenciaram o diâmetro de caule de plantas de eucalipto.

Biografia do Autor

suzielly da silva da silva adriano, uems

Suzielly nasceu em 18/09/1991 em Cassilândia- MS.academica do curso de engenharia florestal na universidade estadual de aquidauana- ms desde 2011.em 2011 iniciou o projeto de iniciação científica pela PIBIC, orientada pela Dr. Cristiane Mendonça, encerrando em Agosto de 2012.se formara em 2015.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

da silva adriano, suzielly da silva. (2015). INTERFERÊNCIA DE TIRIRICA (Cyperus rotundus L.) NO CRESCIMENTO INICIAL DE EUCALIPTO. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1793

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS