Integração de Conceitos de Biomecânica à Expressão Corporal e no Cotidiano de Pré-adolescentes

Autores

  • Ana Paula Langaro UEMS

Resumo

O objetivo deste estudo era o de buscar a integração dos conceitos da Biomecânica na Física com movimentos básicos, exercícios ginásticos e de expressão corporal com pré-adolescentes das Escolas Municipais: Clarice Bastos Rosa e Etalívio Penzo, ambas da cidade de Dourados, MS, em concordância com o projeto Brincar, Coreografar e Perceber. Foram apresentadas mini palestras ao final das aulas práticas em cada escola (desenvolvida pela coordenadora do projeto Brincar, Coreografar e Perceber), identificando conceitos de Física que podem ser integrados as coreografias ministradas e nas subsequentes, bem como no cotidiano dos pré-adolescentes. Foi dado auxílio nas atividades de ritmo e equilíbrio (teste de lateralidade e ritmo, contribuindo com os conhecimentos teóricos de Física). Ao final da mini palestra, foi aplicado um instrumento de pesquisa no formato de questionário para verificar a importância deste estudo na mudança de atitudes dos alunos no dia a dia com respeito à aplicação dos fundamentos de Física.  Concluiu-se que houve a integração de conceitos de biomecânica à expressão corporal em atividades físicas realizadas pelos pré-adolescentes assim como, nas mini palestras e também se verificou que as atividades físicas e culturais interferem no interesse dos pré-adolescentes pela ciência. 

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Langaro, A. P. (2015). Integração de Conceitos de Biomecânica à Expressão Corporal e no Cotidiano de Pré-adolescentes. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1790

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE