INFLUÊNCIA DO ALUMÍNIO, RADIAÇÃO UV-C E ALAGAMENTO DO SUBSTRATO SOBRE A FLUORESCÊNCIA DA CLOROFILA a EM Psidium guineense Swarts (Myrtaceae)

Autores

  • Vanessa de Mauro Barbosa UEMS
  • Etenaldo Felipe Santiago UEMS

Resumo

A execução de projetos em espécies de biomas importantes, como o Cerrado, são fundamentais para dar suporte às práticas conservacionistas e de uso sustentável de seus recursos. Entender como as plantas nativas respondem à múltiplos estresses é importante para compreender os mecanismos de respostas à estes fatores. Objetivou-se avaliar as respostas de plantas de Psidium guineense (Swartz) (Myrtaceae), submetidas à tratamentos de diferentes concentrações de alumínio, tempo de radiação UV-C e alagamento de substrato. Para tanto, foram conduzidos experimentos em diferentes concentrações de alumínio na forma de Al2(SO4)3.H2O18, radiação ultravioleta-C em Câmara de Fluxo Laminar expostas a uma lâmpada germicida (UV-C – 254nm) e tratamento alagado. Avaliou-se a cinética de fluorescência, de plantas cujas folhas foram mantidas por trinta minutos no escuro com auxílio de Leaf clips e submetidas a um flash de 1.500 µmol m-2 s-1 durante um segundo com fluorímetro portátil. Não foram encontradas diferenças significativas entre parâmetros médios de fluorescência da clorofila a nas diferentes concentrações de alumínio, intensidades de radiação e alagamento. A eficiência quântica nas diferentes concentrações de alumínio e o fato das plantas não se mostrarem sensíveis a radiação UV-C é esperada para plantas de cerrado que estão sujeitas a altas concentrações de alumínio no solo e irradiância. Quanto ao alagamento, o fato desta condição não afetar significativamente as relações de energia no PSII, não eram esperadas para esta espécie, sendo que o alagamento não é uma condição comum ao cerrado, sugerindo a existência de mecanismos relacionados a fuga metabólica à condição de hipóxia.

Biografia do Autor

Vanessa de Mauro Barbosa, UEMS

Estudante de Ciências Biológicas 5°ano

Etenaldo Felipe Santiago, UEMS

Professor do Curso de Ciências Biológicas

Publicado

27/10/2015

Como Citar

Barbosa, V. de M., & Santiago, E. F. (2015). INFLUÊNCIA DO ALUMÍNIO, RADIAÇÃO UV-C E ALAGAMENTO DO SUBSTRATO SOBRE A FLUORESCÊNCIA DA CLOROFILA a EM Psidium guineense Swarts (Myrtaceae). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1787

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)