HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL: LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DAS FONTES PRIMÁRIAS DO INSTITUTO DOM AFONSO MARIA FUSCO DE APARECIDA DO TABOADO (MS).

Autores

  • Iris Cristina Gomes do Nascimento Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho é resultado de projeto de Iniciação Cientifica em fase de conclusão, cujo objetivo foi o de mapear e catalogar fontes primárias do Colégio Cônego Afonso Maria Fusco de Aparecida do Taboado (MS), fundado nessa cidade pela Congregação das Irmãs Batistinas, cuja origem remonta a Angri, Itália. Mas antes da inauguração do prédio próprio, as irmãs lecionaram em um  prédio alugado, onde hoje funciona o atual cartório da cidade. A chegada das irmãs foi marcada com festa recebida pelo diretor do Ginásio, o frei Vital de Garibaldi pelo professor João Chama, e autoridades.  A maior dificuldade até o momento tem sido localizar o paradeiro das fontes documentais do colégio aparecidense. A referida escola abriu suas portas no ano de (1964) e dando por encerrada as atividades pedagógicas no ano de (1973). Várias buscas já foram realizadas junto a possíveis informantes, tais como ex-alunos, professores e funcionários da extinta instituição de ensino; as religiosas Batistinas de Belo Horizonte; ex-funcionários da também extinta Agência Regional de Educação de Paranaíba e nada dos documentos da secretária. Nesta fase da pesquisa já foram catalogadas fotografias, carteirinhas estudantis, certificados de conclusão de quarto ano primário, certidões imobiliárias, atestados de pobreza de alunos com pedido de bolsas para estudar no colégio, relatos de professoras que lecionaram no colégio, convite de formatura de quarto ano primário e uma preciosidade um diário onde estão descritas várias datas importantes comemoradas na escola. Apesar das dificuldades encontradas na busca de fontes a pesquisa contribuirá a sobremaneira para a historiografia de nossa região e, resgatará a história da educação em nosso estado.

 

Palavras-chave: Educação confessional. Batistinas. Fontes.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

do Nascimento Ferreira, I. C. G. (2015). HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL: LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DAS FONTES PRIMÁRIAS DO INSTITUTO DOM AFONSO MARIA FUSCO DE APARECIDA DO TABOADO (MS). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1778

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS