GEOGEBRA E TEORIA DE VAN HIELE: O ENSINO DE GEOMETRIA POR INTERMÉDIO DO USO DE UM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA

Autores

  • Jéssica Gonçalves Lopes UEMS
  • Lucélio Ferreira Simião UEMS

Resumo

Este texto apresenta os resultados de um estudo em que propomos discutir, a partir das nossas constatações em uma pesquisa de como o professor de matemática tem utilizado o computador no ensino de conteúdos de matemática, em que propomos uma análise das práticas pedagógicas de professores de matemática em uma escola estadual no município de Dourados. Nesse estudo foram aplicados questionários em 16 escolas estaduais, onde constatamos que essas instituições possuem laboratórios de informática, mas com as observações feitas durante o projeto, foi possível constatar que na maioria dos casos o uso desses recursos se apresenta de forma insipiente ou sem um adequado planejamento e/ou uso de softwares educativos para o ensino de conteúdos de matemática. Estudando a Teoria de Van Hiele para o ensino de geometria, com a perspectiva de podermos analisar e quantificar o quão se faz melhor o ensino de Geometria utilizando a teoria de Van Hiele, de forma sucinta apresentaremos a mesma, e como pode ser utilizada com o software GeoGebra na proposta de se ensinar geometria. Dessa forma, pesquisamos e desenvolvemos atividades de ensino dos quadriláteros notáveis utilizando o software de geometria dinâmica GeoGebra, a partir da aplicação dos níveis de aprendizagem propostos na Teoria de Van Hiele.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Lopes, J. G., & Simião, L. F. (2015). GEOGEBRA E TEORIA DE VAN HIELE: O ENSINO DE GEOMETRIA POR INTERMÉDIO DO USO DE UM SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1776

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA