ESTRUTURA POPULACIONAL DE ESPÉCIES DO GÊNERO Sturnira (MICROCHIROPTERA, MAMMALIA) EM FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS E PERIURBANOS NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS.

Autores

  • Daiane Dias Boneto

Resumo

 

O gênero Sturnira pertence à família Phyllostomidae, é constituído por 14 espécies das quais quatro ocorrem no Brasil. Entretanto, existem poucos trabalhos referentes a esse gênero para o Estado do Mato Grosso do Sul. Em vista disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a densidade de espécies do gênero Sturnira, bem como a proporção sexual e a faixa etária (indivíduos adultos [machose fêmeas] e jovens) em fragmentos florestais do município de Mundo Novo [Mata do Exército Brasileiro (56 ha), Horto Municipal (17 ha), Córrego da Ponte (6 ha) e Estrada Colônia Nova (7,6 ha)]. As coletas foram mensais entre os meses de março a junho de 2012, nos períodos vespertino e noturno. Foram utilizadas oito redes de neblina com tamanho de 9 m de comprimento por 3 m de altura, dispostas nas possíveis rotas de voo. Os morcegos coletados foram identificados, marcados e soltos. Capturamos 53 indivíduos, representados por duas espécies, em ordem de densidade: Sturnira lilium (0,053/m2) e Sturnira tildae (0,008/m2). A população de S. lilium apresentou 46 indivíduos entre machos (n=27) e fêmeas (n=19), sendo que os machos em sua maioria (63%) eram adultos já para as fêmeas, a maior captura foi de jovens (73%). S. tildae foi representada por sete indivíduos (3 machos e 4 fêmeas), destes 67% dos machos eram jovens e 75% das fêmeas já estavam adultas. Em relação à proporção sexual S. lilium apresentou um macho para cada 0,7 fêmeas e para S. tildae foi de um macho para cada 1,3 fêmeas.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Boneto, D. D. (2015). ESTRUTURA POPULACIONAL DE ESPÉCIES DO GÊNERO Sturnira (MICROCHIROPTERA, MAMMALIA) EM FRAGMENTOS FLORESTAIS URBANOS E PERIURBANOS NO MUNICÍPIO DE MUNDO NOVO/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1754

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE