ENSINO DE ENFERMAGEM EM DOURADOS: MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS E EX-ALUNOS DA ESCOLA DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VITAL BRASIL (1953-1982)

Autores

  • Camila de Almeida Alencar Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (GEPES). Bolsista de Iniciação

Resumo

RESUMO: O ensino de enfermagem em Dourados iniciou-se em 1953 com a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem Vital Brasil (EAEVB). O objetivo do estudo foi conhecer e analisar o ensino do auxiliar de enfermagem, bem como as práticas de enfermagem, a partir das memórias de ex-alunas e ex-alunos da Escola de Auxiliar de Enfermagem Vital Brasil, no período de 1953 a 1982. Pesquisa histórica, que se utilizou do método História oral, tendo como aporte teórico a história cultural. Foram realizadas as entrevistas, com amostra de cinco ex-aluas, as quais estudaram na escola no período que compreende entre 1960 e 1973, e mediante assinatura concederam o termo de consentimento livre e esclarecido. As questões éticas foram respeitadas conforme resolução 196/96. As práticas de ensino da EAEVB eram rigorosas, como carga horárias extensa, sendo muito exigente tanto na compostura das alunas, quanto no tratamento para com o paciente, organização do serviço, compromisso e responsabilidade. Conclusão: o estudo permitiu analisar através de relatos de memória as praticas de ensino da EAEVB e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.

Palavras-Chave: História da enfermagem; Educação em enfermagem; Escolas de enfermagem.  

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Alencar, C. de A. (2015). ENSINO DE ENFERMAGEM EM DOURADOS: MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS E EX-ALUNOS DA ESCOLA DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VITAL BRASIL (1953-1982). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1748

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE