ENSINO DE ENFERMAGEM EM DOURADOS: MEMÓRIAS DE EX-ALUNAS E EX-ALUNOS DA ESCOLA DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VITAL BRASIL (1953-1982)
Resumo
RESUMO: O ensino de enfermagem em Dourados iniciou-se em 1953 com a criação da Escola de Auxiliar de Enfermagem Vital Brasil (EAEVB). O objetivo do estudo foi conhecer e analisar o ensino do auxiliar de enfermagem, bem como as práticas de enfermagem, a partir das memórias de ex-alunas e ex-alunos da Escola de Auxiliar de Enfermagem Vital Brasil, no período de 1953 a 1982. Pesquisa histórica, que se utilizou do método História oral, tendo como aporte teórico a história cultural. Foram realizadas as entrevistas, com amostra de cinco ex-aluas, as quais estudaram na escola no período que compreende entre 1960 e 1973, e mediante assinatura concederam o termo de consentimento livre e esclarecido. As questões éticas foram respeitadas conforme resolução 196/96. As práticas de ensino da EAEVB eram rigorosas, como carga horárias extensa, sendo muito exigente tanto na compostura das alunas, quanto no tratamento para com o paciente, organização do serviço, compromisso e responsabilidade. Conclusão: o estudo permitiu analisar através de relatos de memória as praticas de ensino da EAEVB e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.
Palavras-Chave: História da enfermagem; Educação em enfermagem; Escolas de enfermagem.