ENSINO DE ENFERMAGEM EM DOURADOS (1953-1982): HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA ESCOLA DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VITAL BRASIL.

Autores

  • Marina Sampaio Descovi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A enfermagem é uma profissão que ao longo do tempo vem desconstruindo e construindo sua história. A sua relação com a sociedade é permeada pelos conceitos, preconceitos e estereótipos que se estabeleceram na sua trajetória histórica e que influenciam até hoje a compreensão de seu significado enquanto profissão da saúde composta de gente que cuida de gente. O objetivo desse estudo é a análise do ensino de enfermagem da Escola de Auxiliar de Enfermagem Vital Brasil (EVB), suas histórias e memórias, tendo como recorte temporal o período de 1953 a 1982. Trata-se de um estudo qualitativo apresentando a pesquisa histórica como método, e a coleta de dados implica manuseio de fontes históricas e a análise das fontes dialogou com conceitos e categorias presentes na história cultural. Os resultados foram obtidos a partir dos documentos analisados e divididos em três grandes grupos: Administração, Práticas Escolares e Arquitetura. Pode-se concluir que a Escola de Enfermagem Vital Brasil em seu processo de institucionalização a produziu e reproduziu uma cultura escolar singular, dessa forma, deu-se visibilidade social a uma cultura institucional que foi se constituindo, ao mesmo tempo em que se elaboravam representações da Escola, e da profissão de enfermagem em Dourados.

Palavras-chave: História da enfermagem. Escolas de enfermagem. Educação em Enfermagem.

 

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Descovi, M. S. (2015). ENSINO DE ENFERMAGEM EM DOURADOS (1953-1982): HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA ESCOLA DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM VITAL BRASIL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1747

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE