EFEITO DA ANTROPIZAÇÃO NA PRODUTIVIDADE COLONIAL DA VESPA SOCIAL MISCHOCYTTARUS CONSIMILIS, ZIKÁN (HYMENOPTERA, VESPIDAE)

Autores

  • Kamylla Michelutti Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • William Fernando Antonialli

Resumo

A dinâmica das colônias de insetos sociais é fortemente afetada por diferentes variáveis ecológicas, entretanto, poucos estudos avaliaram o efeito da antropização do habitat na produtividade das coloniais em vespas sociais de ambientes tropicais. Dessa forma, este estudo teve por objetivo investigar o efeito da antropização de habitat sobre a produtividade colonial da vespa social neotropical Mischocyttarus consimilis. Informações da produtividade colonial foram obtidas para colônias oriundas de dois ambientes com diferentes níveis de antropização. Análise estatística paramétrica foi usada para avaliar diferenças nos parâmetros de produtividade colonial e na estratégia de utilização do favo entre as duas populações de vespas. Para todas as análises a variável foi considerada quando o coeficiente de regressão resultante foi significante ao nível de 0,05. Os resultados demonstraram que a produtividade colonial da vespa social M. consimilis diminuiu significativamente em ambiente mais antropizado quando comparada a ambiente menos antropizado, principalmente com relação ao número de adultos produzidos, o número de células construídas e o peso da massa seca dos ninhos. Esses resultados sugerem que a as atividades humanas afetam negativamente a qualidade do habitat, que é um fator que interfere na produtividade das colônias de vespas sociais que nidificam nesses ambientes.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Michelutti, K., & Antonialli, W. F. (2015). EFEITO DA ANTROPIZAÇÃO NA PRODUTIVIDADE COLONIAL DA VESPA SOCIAL MISCHOCYTTARUS CONSIMILIS, ZIKÁN (HYMENOPTERA, VESPIDAE). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1740

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE