DIÁLOGOS CULTURAIS E NARRATIVOS: A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DOURADENSE

Autores

  • Lucilene Aparecida Gagliotti Segatel UEMS - Universidade Estadual de Mato grosso Do Sul - Dourados
  • Adma Cristhina Salles de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esta pesquisa procurou investigar e compreender a questão afrodescendente, para além da pigmentação da pele, volta-se para a origem cultural, para a identidade afro-brasileira. Por meio das narrativas, buscamos interpretar as identidades e as vozes, no ensino básico de uma escola douradense, bem como a sua construção histórica e cultural (arte, dança, religião, alimentação, memória), no contexto escolar. Utilizamos dos aportes teóricos dos diálogos culturais, e dos conceitos literários, para relacionar e compreender as dificuldades do afrodescendente na construção de sua identidade.

Biografia do Autor

Lucilene Aparecida Gagliotti Segatel, UEMS - Universidade Estadual de Mato grosso Do Sul - Dourados

Acadêmica do Curso de Letras Hab. Port./Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados, Bolsista PIBIC-UEMS

Adma Cristhina Salles de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Orientadora dos Cursos de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Dourados.

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Publicado

2015-10-27

Como Citar

Segatel, L. A. G., & Oliveira, A. C. S. de. (2015). DIÁLOGOS CULTURAIS E NARRATIVOS: A ORALIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR DE UMA ESCOLA DOURADENSE. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1731

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES