CRESCIMENTO INICIAL DE ANGICO CASCUDO INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES

Autores

  • Tamara Izabel Andrade Payá Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Interações mutualísticas entre plantas e fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), tem sido uma alternativa econômica para a implantação de projetos para a recuperação de solos degradados. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial das mudas de angico cascudo (Anaderanthera peregrina) inoculado com FMAs, colonização micorrízica e teor de nitrogênio encontrado nas mudas de angico sob diferentes doses de fósforo. O trabalho foi realizado em casa de vegetação, na Unidade Universitária de Aquidauana (UEMS), localizada no Município de Aquidauana/MS. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 5 x 3. As mudas foram avaliadas periodicamente através de medições de altura e diâmetro a altura do colo até aos 90 dias após a semeadura (DAS). Em todas as épocas avaliadas as plantas inoculadas com G. margarita e G. clarum proporcionaram maiores alturas e diâmetros a altura do colo das plantas, nas maiores doses de P (100, 200 e 400 mg kg-1). Os FMAs proporcionaram aumento na biomassa seca dos tratamentos avaliados nas maiores doses de P. Em todos os tratamentos foram encontrados FMAs, com maiores porcentagens nos tratamentos que receberam inoculação. Os teores de nitrogênio foram suficientes para suprir as necessidades nutricionais das plantas. Os FMAs G. clarum e G. margarita proporcionaram aumentos significativos na altura, diâmetro à altura do colo, MSPA, MSR e na MST das plantas comparadas com o tratamento sem inoculação, principalmente nas maiores doses de P. Onde o mesmo foi observado para a colonização micorrízica e os teores de nitrogênio.

Biografia do Autor

Tamara Izabel Andrade Payá, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Tamara I. A. Payá, estudante de Engenhria Florestal pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando com o projeto de iniciação científica na aréa de microbiologia e bioquimica do solo.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Andrade Payá, T. I. (2015). CRESCIMENTO INICIAL DE ANGICO CASCUDO INOCULADO COM FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1714

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)