ÍNDICE DE VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA E PERCENTAGEM DE EMERGÊNCIA DE DIFERENTES CULTIVARES DE MARACUJÁ-AMARELO.

Autores

  • José Marcos Queiroz Júnior Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

O Brasil se destaca como maior produtor mundial de maracujá, com extensa área explorada. Apesar da grande produção de maracujá no Brasil, o estado de Mato Grosso do Sul apresenta produção incipiente, dependendo da exportação de outros estados, para atender a demanda interna. Este trabalho teve como objetivo avaliar o índice de velocidade de emergência e a percentagem de emergência na produção de mudas de maracujá. O experimento foi conduzido no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade Demonstrativa de Fruticultura em Aquidauana, no período de 13 de junho a 27 de julho de 2012. Foram avaliados duas cultivares de maracujá, FB 200 e TopSeed®. Para o preparo das mudas foi utilizado como recipientes sacolas de polietileno, na dimensão de 15x27x06 cm preenchidas com substrato comercial Bio Plant®. Foram semeadas duas sementes por recipiente em quinze repetições, após a primeira emergência, foram realizadas contagens diárias, até emergir a ultima planta, após a coleta dos dados, foi determinado o índice de velocidade de emergência (IVE), utilizando a formula de Edmond & Drapala, obtendo o resultado em dias. A cultivar TopSeed® apresentou a maior percentagem de emergência obtendo 100%  de emergência e IVE de 6.73 (dias), a cultivar FB 200 obteve 98% de emergência e IVE de 5.14 (dias). Concluiu-se que a cultivar TopSeed® obteve uma maior percentagem de emergência, no entanto a cultivar FB 200 possui uma maior velocidade de emergência, onde é possível constatar que as duas cultivares possuem potencial para o preparo de mudas.

Biografia do Autor

José Marcos Queiroz Júnior, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

É graduando em Agronomia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Cursou o Técnico em Agropecuária no Centro de Educação Profissional de Aquidauana. Atualmente é bolsista CNPq de iniciação científica e colabora em projetos de pesquisa na Unidade Demonstrativa de Fruticultura de Aquidauana. Tem experiência na área de fruticultura, com ênfase nas culturas do maracujazeiro, mangueira, goiabeira e bananeira.

Downloads

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Queiroz Júnior, J. M. (2015). ÍNDICE DE VELOCIDADE DE EMERGÊNCIA E PERCENTAGEM DE EMERGÊNCIA DE DIFERENTES CULTIVARES DE MARACUJÁ-AMARELO. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1678

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)