ÍNDICE DE COMPLEXIDADE DE FARMACOTERAPIA DO IDOSO DEPENDENTE PARA AUTOCUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Janiceli Rosa Lisboa

Resumo

Com o aumento do envelhecimento populacional cresce o número de idosos com doenças crônico-degenerativas que geralmente são de desenvolvimento lento e de longa duração que muitas vezes influenciam na capacidade funcional e mental do idoso, fazendo com que tome vários medicamentos por dia. Assim, este estudo objetivou estudar o índice de complexidade de farmacoterapia do idoso dependente para o autocuidado. Metodologia: estudo transversal, desenvolvido em Dourados, MS, com idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF). Utilizado questionário para os dados sociodemográficos, a Medida de Independência Funcional (MIF) para avaliação da dependência para o autocuidado e o Índice de Complexidade da Farmacoterapia (ICFT). Resultados: foram entrevistados 302 idosos de 29 ESF e identificados 38 (12,6%) idosos com algum grau de dependência. A locomoção foi à dimensão mais comprometida. O consumo médio de medicamentos por dia pelos idosos dependentes foi 4,1 sendo o máximo de 10 medicamentos diferentes por dia. O Índice de Complexidade da Farmacoterapia (ICFT) entre os 302 idosos obteve média 8,5. Ao analisar os 38 idosos com algum grau de dependência observou-se que a média do ICFT subiu para 10,3. Foi concluído que os idosos dependentes para o autocuidado possuem um esquema farmacológico mais complexo e isto evidencia o papel do enfermeiro quanto ao acompanhamento destes pacientes idosos, bem como a orientação e o trabalho conjunto com os demais profissioanis da equipe para a educação em saúde.

Biografia do Autor

Janiceli Rosa Lisboa

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em necessidade da Saúde do Idoso (GPENSI). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UEMS. Atua em pesquisas relacionadas à saúde do idoso. Tendo participado em vários eventos.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Lisboa, J. R. (2015). ÍNDICE DE COMPLEXIDADE DE FARMACOTERAPIA DO IDOSO DEPENDENTE PARA AUTOCUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1677

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE