AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GENOTÓXICA DE EXTRATOS AQUOSOS OBTIDOS DAS FOLHAS E DAS CASCAS DO Cinnamomum zeylanicum (LAURACEAE)

Autores

  • Rayane Dias Mariano UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

A família Lauraceae é predominantemente tropical, de grande importância econômica. No Mato Grosso do Sul, esta família, está representada pelos gêneros Aniba, Cassytha, Ocotea, Cryptocarya, Persea, Aiouea, Nectandra e Cinnamomum. Cinnamomum zeylanicum, conhecida popularmente como canela cheirosa é uma planta utilizada como especiaria. É usada popularmente como estimulante, tônica, anti-espasmódica, antialérgica, antipirética e anestésica.  Diante da ampla utilização desta planta para o tratamento de diversas doenças, bem como a falta de informações sobre o potencial genotóxico, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a possível atividade genotóxica de extratos aquosos obtidos das folhas e das cascas de C. zeylanicum, por meio do teste SMART (Somatic Mutation And Recombination Test) em células de Drosophila melanogaster. Para tanto, foram realizados dois cruzamentos: [1] Cruzamento padrão - ST (fêmeas + flr3/TM3, Bds cruzadas com machos mwh/mwh); [2] Cruzamento de alta bioativação metabólica – HB (fêmeas ORR; + flr3/TM3, Bds cruzadas com machos mwh/mwh). Larvas de 3º estádio de desenvolvimento, resultantes destes cruzamentos, foram tratadas cronicamente com (0,25; 0,5; 1,0 g) de pó obtido de folhas e cascas de C. zeylanicum, associados ao meio de cultura e hidratados com água filtrada estéril. Como controle negativo, utilizou-se água filtrada estéril e como controle positivo DXR (cloridrato de doxorrubicina), na concentração de 0,125 mg/mL. Para o diagnóstico da atividade genotóxica, as frequências de manchas mutantes observadas nos grupos tratados com os extratos, foram comparadas com as observadas no controle negativo, utilizando-se o teste estatístico proposto por Kastenbaum e Bowman, verificou-se que as maiores concentrações exercem atividade genotóxica.

 

Palavras-chave: fitoterápico, Drosophila e SMART.

 

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Mariano, R. D. (2015). AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE GENOTÓXICA DE EXTRATOS AQUOSOS OBTIDOS DAS FOLHAS E DAS CASCAS DO Cinnamomum zeylanicum (LAURACEAE). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1658

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE