ATIVIDADE CITOTÓXICA E MUTAGÊNICA DE EXTRATOS DE Pogonopus tubulosus (A. RICH.) SCHUM (RUBIACEAE), EM CÉLULAS SOMÁTICAS DE Drosophila melanogaster.

Autores

  • Thalita Alves Zanetti
  • Marcia Rosa Pereira da Silva
  • Sandra de Souza Ferreira
  • Tiago Felipe de Senes-Lopes
  • Zaira da Rosa Guterres

Resumo

Pogonopus tubulosus (A. Rich.) K. Schum (Rubiaceae) é uma planta que cresce em florestas subtropical da América do Sul e fornece uma das numerosas drogas chamado "Falsa quina" utilizada no tratamento da malária. Desta planta, foram isolados os alcaloides tubulosine, psicotrina e cefalina, os quais apresentaram atividade antimalária in vitro e in vivo. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos citotóxicos e mutagênicos dos extratos etanólicos obtidos da casca do caule, do fruto e das frações alcaloidica e não alcaloidica obtidas de P. Tubulosus, por meio do teste da mancha da asa de Drosophila melanogaster (SMART- Somatic Mutation And Recombination Test). Para avaliar a atividade citotóxica e mutagênica dos extratos etanólicos da casca e do fruto, foram utilizadas três concentrações (0,5; 1,0 e 2,0  mg/mL); e das frações alcaloídica e não alcaloídica (0,12; 0,25 e 0,50 mg/mL), para tratar larvas de D. melanogaster de terceiro estádio de desenvolvimento obtidas dos cruzamentos padrão (ST) e de alta bioativação (HB). Como controle positivo foi utilizado DXR (0,125 mg/mL) e como  negativo o solvente (água destilada,1% de Tween-80 e 3% etanol). A frequência de mutações observadas nos descendentes dos cruzamentos ST e HB, tratados com os extratos e fração não alcaloidica, não diferem estatisticamente das observadas no controle negativo, não apresentando atividade mutagênica. Entretanto a fração alcaloidica, foi citotóxica em todas as concentrações avaliadas. Os resultados obtidos são atribuídos aos constituintes químicos presentes, dados da literatura indicam que os alcaloides obtidos desta planta são citotóxicos para diversas linhagens de células tumorais.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Zanetti, T. A., Silva, M. R. P. da, Ferreira, S. de S., Senes-Lopes, T. F. de, & Guterres, Z. da R. (2015). ATIVIDADE CITOTÓXICA E MUTAGÊNICA DE EXTRATOS DE Pogonopus tubulosus (A. RICH.) SCHUM (RUBIACEAE), EM CÉLULAS SOMÁTICAS DE Drosophila melanogaster. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1655

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE