Aspectos da alimentação de duas piranhas Pygocentrus nattereri e Serrasalmus marginatus da planície inundável do Rio Negro, Pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Autores

  • Ferreira Silva Silva Ferreira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Costa Edir Edir dos Santos UEMS

Resumo

Os peixes Characiformes pertencentes principalmente nos gêneros Serrasalmus e Pygocentrus são frequentemente descritos como Piranhas e estão entre as espécies mais ferozes de toda a região Neotropical. Esse projeto tem como objetivo descrever a alimentação de S. marginatus e P. nattereri da planície de inundação do rio Negro no Pantanal da Nhecolâdia/MS. As atividades de campo foram realizadas bimestralmente durante 3 anos, entre Outubro/2005 e Agosto/2008 no rio Negro. Os exemplares foram eviscerados e os conteúdos estomacais retirados para análise em esteremicroscópio. Para avaliar a dieta foi usado o Índice de importância alimentar (AL). Foram analisados 101 estômagos de S. marginatus e 139 de P. nattereri, sendo identificados 29 itens alimentares no período da seca e 8 itens no período da cheia, para S. marginatus e P. nattereri 31 itens alimentares no período da seca, e 14 no período da cheia. De acordo com ALi os principais itens alimentares foram Characiformes e Restos vegetais no período de cheia; Characiformes e Restos de peixes no período de seca para S. marginatus. Para P. nattereri foram Restos de Peixes e Characiformes, seguindo de Siluriformes para a seca e a cheia. No período das secas, há uma retração no ambiente aquático, e o alimento torna-se escasso, com exceção para o carnívoros que encontram presas abundantes concentradas nos corpos aquáticos por sua vez reduzidos, onde se alimentam de fonte alimentar abundante, assim ocorrendo uma maior diversidade de itens alimentares na seca. Portanto S. marginatus e P. nattereri embora possuam hábitos piscívoros, são espécies oportunistas.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Silva Ferreira, F. S., & Edir dos Santos, C. E. (2015). Aspectos da alimentação de duas piranhas Pygocentrus nattereri e Serrasalmus marginatus da planície inundável do Rio Negro, Pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul, Brasil. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1650

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE