AS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Alberto Malheiros Junior Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo

A figura do idoso não mais está ausente dos discursos produzidos, assim sendo, o projeto “As representações da velhice no discurso midiático” teve como principal objetivo analisar, segundo os pressupostos teóricos da análise de discurso de linha francesa (AD), o jogo de imagens que a mídia tem veiculado sobre o idoso, que visões de mundo as informações midiáticas veiculam, que valores propagam, se estas informações distorcem a realidade, criando um imaginário negativo sobre a velhice ou contribuem para que entendamos o idoso real existente em nossa sociedade. Assim, neste trabalho, analisamos quatro textos informativos sobre a velhice, sendo dois contidos na revista Veja, do mês de agosto de 2011 (ed. 2230) e do mês de julho de 2009 (ed. 2121), e dois contidos na revista Época, do mês de abril de 2008 (ed. 509), e julho de 2010 (ed. 633). Oportunidade em que se constatou no caso dos artigos analisados que as imagens de uma velhice positiva, agregada às representações de pessoas famosas, configuram-se como modelos a serem seguidos, articulando-se de certa maneira a estimular à adoção de certas práticas e estilos de vida, atrelados ao consumo de certos produtos e serviços, como cosméticos e procedimentos cirúrgicos. As pessoas não percebem que esse discurso, como todos os outros, têm sua ideologia a ser difundida e acabam internalizando certos estilos de vida, sem perceberem que estão caindo na armadilha das falsas aparências, enquadrando-se em certas categorias de consumo.

Biografia do Autor

Alberto Malheiros Junior, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Graduando do curso de Ciências Sociais da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba/MS, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Inicição Cientifica (PIBIC/UEMS).

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Malheiros Junior, A. (2015). AS REPRESENTAÇÕES DA VELHICE NO DISCURSO MIDIÁTICO. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1648

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS