ANÁLISE DOS CONECTORES CONTRA-ARGUMENTATIVOS ESPANHÓIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ester Izidio Freire UEMS

Resumo

Embora a maioria dos livros didáticos publicados a partir dos anos 90 se auto-classifiquem como representantes da visão comunicativa do ensino de línguas, na prática percebemos que sua concepção é ainda muito centrada no método tradicional, inclusive na apresentação dos conteúdos e nas propostas de atividades para a fixação dos mesmos. Assim, a análise do livro didático de Espanhol como Língua Estrangeira Entérate (2009), recomendado pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2011 para o Ensino Fundamental teve por objetivo analisar a forma como os conectores contraargumentativos são abordados no processo ensino/aprendizagem e se foram contemplados parâmetros linguísticos mais amplos que os meramente gramaticais. Trata-se de uma investigação bibliográfica embasada em estudos oriundos da Linguística Aplicada. Os livros do 6º e 7º ano não fazem alusão aos conectores, somente os dois últimos volumes da coleção dedicados ao 8º e 9º ano. Dessa forma, aquele apresenta para os alunos a ideia de argumento e força argumentativa que o volume dedicado ao 9º ano trata de pormenorizar, em certa medida, ao discorrer acerca dos conectores. Esta descrição se dá de forma tradicional que não permite que os estudantes realmente entendam seus valores e suas nuances de força argumentativa.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Freire, E. I. (2015). ANÁLISE DOS CONECTORES CONTRA-ARGUMENTATIVOS ESPANHÓIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1637

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES