ANÁLISE DA SELEÇÃO DE HABITAT POR MACROBRACHIUM BRASILIENSE (HELLER, 1832) (CRUSTACEA, DECAPODA, PALAEMONIDAE) NO CÓRREGO CURRAL DE ARAME (DOURADOS, MS)

Autores

  • Éllen Berbert Sequeira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente proposta teve por objetivo estudar a preferência de micro-hábitats ocupados por Macrobrachium brasiliense em função do tipo de substrato, analisados por sexo e classe de tamanho e estágio de muda. As coletas foram realizadas a cada três meses utilizando-se puçá tipo “D” identificando-se o tipo de micro-tais como fundo de areia, fundo de folhas, fundo com rochas, margem com raízes e folhas e margens sem proteção. Os animais assim coletados foram mensurados quanto ao peso total, comprimento cefalotorácico, sexo, e estágio de muda. Também foram analisadas as características do trecho amostrado do rio, os aspectos físico-químicos da água, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, condutividade e luminosidade próximo ao filme de água da superfície mensurados com luxímetro. Para obtenção dos resultados foram realizadas análises de correlação entre o tamanho dos animais, o sexo, o estágio de muda, e os micro-habitats analisados para verificação da existência de preferência de habitat.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Sequeira, Éllen B. (2015). ANÁLISE DA SELEÇÃO DE HABITAT POR MACROBRACHIUM BRASILIENSE (HELLER, 1832) (CRUSTACEA, DECAPODA, PALAEMONIDAE) NO CÓRREGO CURRAL DE ARAME (DOURADOS, MS). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1636

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE