ANÁLISE DA QUALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULO FREIRE E OITO DE MAIO EM IGUATEMI/MS

Autores

  • Fabiana Simões Machado Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Mundo Novo

Resumo

Resumo

A qualidade é, sem sombra de dúvida, um atributo que a maioria das organizações deseja ver associada a tudo aquilo que faz, e as escolas como instituições que frequentemente pretendem transmitir um ideário de qualidade não fogem à regra. A pesquisa[1] teve como objetivo avaliar a qualidade da educação das Escolas Estaduais Paulo Freire e Oito de Maio localizadas no município de Iguatemi-MS, de acordo com os Indicadores de Qualidade na Educação. A metodologia utilizada para avaliação foi a aplicação de questionários diferenciados a docentes, discentes e coordenador pedagógico, seguida da análise quantitativa dos dados. Ambas as escolas correspondem ao parâmetro de qualidade na educação, apresentando, de acordo com a maioria dos entrevistados, boas condições no ambiente educativo e físico escolar, práticas pedagógicas de qualidade, diferentes processos avaliativos, boas condições de trabalho para a comunidade escolar, presença de uma gestão democratizada e de atitudes e práticas que permitem o acesso e a permanência na escola, favorecendo o sucesso escolar nessas instituições de ensino.


[1] A presente pesquisa foi desenvolvida, durante o ano de 2011, como parte da avaliação da disciplina “Introdução à Metodologia Científica” do Curso de Ciências Biológicas, UEMS-Unidade Universitária de Mundo Novo.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Simões Machado, F. (2015). ANÁLISE DA QUALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULO FREIRE E OITO DE MAIO EM IGUATEMI/MS. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1635

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS