ALIMENTOS DESTINADOS AO AUTOCONSUMO ENTRE FAMÍLIAS DE ASSENTAMENTO RURAL E O CONHECIMENTO DAS MULHERES SOBRE O VALOR NUTRICIONAL.

Autores

  • Diniz Calebe Costa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Os assentamentos rurais foram criados com a finalidade de contribuir para o incremento da segurança alimentar e nutricional. O objetivo deste trabalho foi compreender o papel da mulher no ambiente familiar em relação às questões de segurança alimentar e nutricional, no Assentamento Itamarati, localizado em Ponta Porã, MS. A amostra foi obtida por livre demanda e os questionários foram aplicados à 84 mulheres. Notou-se que os moradores da FETAGRI obtiveram a maior média, sendo de 952,70 (43,3% do VET ideal) de alimentos produzidos para autoconsumo e ainda a porcentagem média para as proteínas foi satisfatória. No tocante à contribuição financeira dos alimentos para autoconsumo observou-se uma média diária per capita de R$ 4,61. As mulheres atribuem um valor significativo às carnes, ao arroz e feijão como sendo essenciais para composição da dieta. No entanto elas valorizam as frutas e hortaliças como sendo alimentos importantes para diversificação do cardápio. Porém, elas desconhecem os valores nutricionais e seus conteúdos em termos de nutrientes. De maneira geral o assentamento rural, inserido no Plano de Desenvolvimento Sustentável pode ser considerado como área de potencialidades para garantir sustentabilidade econômica, assegurando melhores condições de vida para as famílias. Nesta perspectiva e de acordo com os resultados apresentados notou-se que apesar da atividade de subsistência e o plantio para o autoconsumo, os valores revelam déficit em relação às necessidades nutricionais, para garantir a segurança alimentar e nutricional. Nesse sentido cabe destacar a necessidade de incrementar o setor de agricultura familiar e incentivar a produção para o autoconsumo.

 

Palavras-chave: nutrição. família. meio rural. consumo.

Biografia do Autor

Diniz Calebe Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Ciências da saúde/ enfermagem

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Costa, D. C. (2015). ALIMENTOS DESTINADOS AO AUTOCONSUMO ENTRE FAMÍLIAS DE ASSENTAMENTO RURAL E O CONHECIMENTO DAS MULHERES SOBRE O VALOR NUTRICIONAL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1631

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE