A PESQUISA NOS ARQUIVOS ESCOLARES: MAPEAMENTO DE FONTES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE DOURADOS (1970-1982)

Autores

  • Ane Caroline Pereira Cruz FAED/UFGD

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos no Projeto de Iniciação Científica “Mapeamento de fontes sobre a formação de professores no município de Dourados (1970-1982)”, iniciado em 2011, e inserido no Projeto de Pesquisa “Inventário de Fontes Documentais: um estudo sobre a formação e a profissão docente no município de Dourados/MS e região (1959-1996)”. Registra os trabalhos de pesquisa realizados no acervo da Escola “Menodora Fialho de Figueiredo”. Tem o objetivo de evidenciar as possibilidades de pesquisas por meio de fontes a serem obtidas em documentos, que permitam ao pesquisador a reconstrução da história da formação de professores das séries iniciais da rede pública de ensino de Dourados, no período de 1970 a 1982. O ano de 1970 marca o ano de criação da Escola Normal de Dourados, anexa ao Centro Educacional “Menodora Fialho de Figueiredo” (atual Escola Menodora Fialho de Figueiredo), e o ano de 1982 sinaliza um período de mudanças na Lei 7.044/82, que alterou alguns dispositivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a de nº. 5.692/71, que refletiram no processo de formação docente. São relacionados neste trabalho os documentos encontrados no acervo da Escola Menodora Fialho de Figueiredo. Concluímos que os documentos revelam detalhes da cultura escolar e esclarecem a trajetória legal do curso de magistério e seu marcos regulatórios, com as implicações curriculares decorrentes.

 

Palavras-chave: história da educação; curso normal; fontes; educação.

Biografia do Autor

Ane Caroline Pereira Cruz, FAED/UFGD

Estudante do 7ºsemestre do curso de Pedagogia e Bolsista PIBIC/UFDG 

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Cruz, A. C. P. (2015). A PESQUISA NOS ARQUIVOS ESCOLARES: MAPEAMENTO DE FONTES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE DOURADOS (1970-1982). ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1625

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS