A MODERNIZAÇÃO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: OS CONTRASTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL

Autores

  • Fabricio Antonio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai)
  • Sonia Soares Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai)

Resumo

A presente proposta de pesquisa pretende investigar os elementos centrais do processo de Modernização do Estado do Mato Grosso do Sul, com ênfase para a década de 1970, período em que ocorreu a emancipação política do Estado. Em um primeiro momento, buscaremos resgatar a história do Estado desde sua vinculação com o Mato Grosso até seu desmembramento. Os aspectos históricos possibilitam a compreensão do desenrolar econômico e político. Em um segundo momento, caracterizaremos os principais elementos tanto da economia quanto da política que apontaram para a construção de um Estado modernizado. A base latifundiária da economia sul-mato-grossense, impulsionada no período anterior à emancipação política pelo cultivo da erva-mate e, no período que envolve a emancipação, pela pecuária, indica que o desenvolvimento do Estado não passou pelo quadro da industrialização, conforme sugere a teoria da modernização elaborada a partir das transformações econômicas desencadeadas pela burguesia na Europa, especialmente com a primeira Revolução Industrial na Inglaterra do século XVII. Além disso, a consolidação das instituições políticas decorreu de uma política nacional, permanecendo ausente das demandas locais que, em conformidade com os aspectos teóricos da modernização, emanam de reivindicações populares em um quadro formado pela participação política popular. A articulação política entre as elites sul-mato-grossenses e o projeto político nacional do governo militar sugerem que a modernização das instituições políticas tem sustentação em acordos verticais. O distanciamento da economia e da política exige um esforço de compreensão da singularidade presente no processo de modernização do Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Fabricio Antonio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai)

Professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Departamento de Ciências, Unidade de Amambai.

Sonia Soares Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Amambai)

Acadêmica do Curso de História na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Amambai.

Publicado

2015-10-27

Como Citar

Deffacci, F. A., & Ferreira, S. S. (2015). A MODERNIZAÇÃO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: OS CONTRASTES NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE HISTÓRICO-SOCIAL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1623

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS