A LITERATURA COMO TRAJETÓRIA CULTURAL PARA O TURISMO
Resumo
Este projeto procurou analisar a possibilidade de construção de umatrajetória turística e mesmo de uma experiência turística tendo como ponto departida as obras do poeta gaúcho Mário Quintana, pois percebe que o turismo éuma atividade que reporta a disposição dos territórios, sendo absorvido demaneiras diferenciadas pelas culturas e modos de produção locais e é motivadopela busca de informações, de novos conhecimentos, do processo de interação comoutras pessoas, comunidades e lugares, da curiosidade cultural, dos costumes, datradição e da identidade cultural. Na primeira fase deste projeto foi realizado umlevantamento biográfico visando situar o autor analisado, dentro de um contextohistórico bem como a sua obra. A segunda fase dedicou-se a criação de um roteiroturístico tendo por base a poesia do escritor bem como lugares da cidade de Porto Alegre que lhe eram queridos e foram fonte de inspiração para seus poemas, comoo Hotel Majestic, marco histórico importante da capital gaúcha. O estilo do prédiomisturava formas dando uma impressão de grandiosidade que segundo o autor,enchia toda a finitude que o cercava, mas fazia isso de forma leve. Entre outros pontos que aparecem retratados nas linhas de Quintana está o Café ou Confeitaria Colombo situada na Rua da Praia. O Prédio foi demolido em 1960, maspermaneceu eternizado nos versos do poeta: “Um dia meu cavalo voltará sozinho/E virá sentar-se naquele mesmo café.” A partir do estudo da obra de MárioQuintana foi possível perceber que a literatura pode ser vir como fonte para acriação roteiros específicos e delineados para quem aprecia a cultura e a arte. Ademais, esse tipo de roteiro pode servir como aporte educativo para que outras pessoas possam conhecer novos lugares e a partir daí experimentar diferentessensações.Publicado
2018-10-25
Como Citar
Maciel, B. C. B., & de Medeiros, M. M. (2018). A LITERATURA COMO TRAJETÓRIA CULTURAL PARA O TURISMO. ANAIS DO ENIC, 1(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1621
Edição
Seção
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES