A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Erivânia Oliveira De Paula UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. - Unidade Universitária de Campo Grande.
  • Bartolina Ramalho Catanante UEMS - Unidade Universitária Campo Grande.

Resumo

Este projeto, iniciado no ano de 2011, teve a incumbência de investigar nosprojetos políticos pedagógicos dos cursos do Plano Nacional de formação deProfessores – PARFOR, ministrados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) deMato Grosso do Sul a formação étnicorracial, de acordo com os princípios da Lei.10.639/2003. A fonte de dados foram os projetos políticos pedagógicos dos cursos deformação inicial de 1ª e 2ª licenciatura, ofertados pela Universidade Estadual de MatoGrosso do Sul (UEMS). As ações em favor da Educação Étnicorracial presentes noscursos de licenciatura foram mapeadas e discutiu-se como estariam contribuindo para aconstrução da identidade etnicorracial e o sucesso do aluno da educação básica.

Biografia do Autor

Erivânia Oliveira De Paula, UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. - Unidade Universitária de Campo Grande.

Sou graduanda dos respectivos cursos de Letras/Espanhol e Letras/Bacharelado.

Bartolina Ramalho Catanante, UEMS - Unidade Universitária Campo Grande.

Profª Drª Bartolina Ramalho Catanante Coordenadora Institucional-PIBID/UEMS Docente Curso de Letras e Pedagogia - UU Campo Grande Especialização em Educação Básica - Educação Infantil Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. 

Publicado

2015-10-27

Como Citar

De Paula, E. O., & Catanante, B. R. (2015). A EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO ENIC, 1(4). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1614

Edição

Seção

LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES