A CRIAÇÃO DE MODELOS 2-D E 3-D DE FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM SOFTWARES DE GEOMETRIA DINÂMICA
Resumo
Nos últimos anos os computadores estão sendo utilizados na investigação e no desenvolvimento de quase todos os campos científicos e tecnológicos. Entretanto, este cenário está longe de ser equiparado ao que podemos constatar nos ambientes de aprendizagem das escolas de ensino médio e também no ensino superior. É preciso repensar a educação a fim de que se possam integrar os recursos tecnológicos que estão presentes na vida cotidiana de todos os cidadãos para que se desenvolvam atividades que permita aos estudantes a compreensão dos princípios teóricos e práticos da Matemática. A Geometria Dinâmica pode ser instrumento que atenda essa necessidade, pois consiste na criação de modelos dinâmicos e simplificados de situações reais que permitem explorações fictícias que se tornaram possíveis com o uso do computador. Nessa perspectiva, desenvolvemos um projeto para investigar a utilização de softwares livres de geometria dinâmica, para que dessa forma possamos criar modelos 2-D e 3-D para o auxilio do ensino de geometria. Nessa perspectiva utilizaremos o GeoGebra que é um programa de geometria dinâmica que mistura elementos de geometria e álgebra em uma única interface. Trata-se se um software livre, escrito na linguagem Java, e por esse motivo ele está disponível para quase todos os Sistemas Operacionais do mercado.