Riqueza, composição e distribuição espacial de aves na área urbana do município de Ivinhema (MS).

Autores

  • Jhonatan Vicente Ponço Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Roberto de Abreu Tavares Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Dois terços da população humana vive hoje nas cidades, cujos ambientes podem ser hostis à manutenção da fauna e flora nativas. Porém, algumas espécies de aves silvestres se servem desses ecossistemas para abrigo, descanso, nidificação e fonte de alimentação, tendo como principal suporte as árvores urbanas que desempenham importante função ecológica. Este trabalho teve como objetivo analisar a riqueza, composição e distribuição espacial da comunidade de aves na área urbana do município de Ivinhema (MS). Foram estabelecidas quatro transecções cobrindo os diferentes bairros da cidade, sendo que cada uma foi percorrida mensalmente entre junho de 2010 e maio de 2011, totalizando 48 amostragens. Quatro hábitats foram considerados na área de estudo: área de construção urbana, área aberta, área de ambiente aquático e bosques. Foram registradas 125 espécies (33 famílias). A ordem Passeriformes incluiu a maioria das espécies, com destaque para as famílias Tyrannidae, com 20 espécies (16%) e Emberizidae, com 10 (8%). O maior número de espécies foi registrado no hábitat de bosques (90), seguido pelas áreas abertas (82), construção urbana (74) e ambiente aquático (12). O maior número de espécies nos bosques pode ser explicado por uma possível maior variedade de alimento, refúgio contra predadores e um local relativamente tranqüilo para nidificação. O número relativamente baixo de espécies no ambiente aquático deve-se possivelmente a deterioração deste hábitat por assoreamento devido à erosão que atinge as nascentes dos rios.

Biografia do Autor

Jhonatan Vicente Ponço, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Jhonatan Vicente Ponço, acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Ivinhema/MS.

Paulo Roberto de Abreu Tavares, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Paulo Roberto de Abreu Tavares, acadêmico do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Ivinhema/MS

Marcio Rodrigo Gimenes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Marcio Rodrigo Gimenes, Professor Doutor efetivo do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Ivinhema/MS.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Ponço, J. V., Tavares, P. R. de A., & Gimenes, M. R. (2015). Riqueza, composição e distribuição espacial de aves na área urbana do município de Ivinhema (MS). ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1582

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE