REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM USUÁRIOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE DOURADOS, MS.

Autores

  • Marina Sampaio Descovi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Dias Renovato

Resumo

O uso de medicamentos na terapêutica contemporânea deve ser adequadamente fundamentado assegurando ao paciente seu emprego racional. Seu mau uso reduz a qualidade do atendimento e pode levar ao aumento dos custos dos sistemas de saúde. Para realizar uso correto de medicamento são necessárias ações em nível individual, institucional e nacional. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e compreender as representações culturais sobre o uso de racional de medicamentos em três equipes Estratégias Saúde da Família da zona urbana do município de Dourados, MS. Tratou-se de pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, tendo como aporte teórico o conceito de representações culturais de Stuart Hall. Como técnica, utilizamos entrevistas individuais e a análise de dados deu-se através da análise temática, modalidade da análise de conteúdo. Como resultados, a partir das falas dos usuários e empregando a análise de conteúdo, emergiram as seguintes categorias: medicamentos como recursos de normalização do quadro patológico, a interface negativa dos medicamentos e representações de invulnerabilidade em relação ao uso de medicamento. Concluiu-se com essa pesquisa que o uso do medicamento não constitui um fenômeno isolado, mas as pessoas procuram atribuir significados adquiridos através de vivências e experiências decorrentes da utilização desse elemento.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Sampaio Descovi, M., & Dias Renovato, R. (2015). REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM USUÁRIOS HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ATENÇÃO BÁSICA DE DOURADOS, MS. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1579

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE