PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DAS SEMENTES DA Jatrofha gossypifolia L.

Autores

  • Juciely Moreti dos Reis Unidade Estadual de Mato Grosso do Sul -Unidade de Naviraí-MS

Resumo

Neste trabalho avaliou-se o perfil de ácidos graxos obtidos do albúmen das sementes da planta Jatropha gossypifolia L. A extração do óleo das sementes foi realizada por Soxhlet apresentando um rendimento de 7,17 %. A esterificação dos óleos foi realizada segundo método da ISO (1978) e os ésteres metílicos analisados por cromatografia gasosa com detecção por ionização em chama (GC-FID). Os principais ácidos graxos existentes no albúmen encontrados foram C16:0 ácido palmítico; 18:0 ácido esteárico; 18:1n-9t ácido elaídico; 18:1n9c ácido oléico. Segundo a Organização da Saúde óleos com característica de razões AGPI/AGS inferiores a 0,45% não são benéficos para consumo humano.

Biografia do Autor

Juciely Moreti dos Reis, Unidade Estadual de Mato Grosso do Sul -Unidade de Naviraí-MS

Acadêmica do 3º ano do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Naviraí-MS. Atualmente sou Bolsista (PIBIC) com o projeto "Estudo da Microextração em Fase Sólida dos compostos voláteis em óleos essenciais em plantas medicinais e aromáticas do Cerrado e Pantanal de Mato Grosso do Sul".

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

dos Reis, J. M. (2015). PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DAS SEMENTES DA Jatrofha gossypifolia L. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1560

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA