OS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO

Autores

  • Hedickleya Oliveira Silva UEMS

Resumo

 

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar nos Projetos Pedagógicos-PPs dos cursos de Pedagogia ofertados no período de 1996 a 2009 nas Unidades Universitárias de: Ivinhema, Maracaju, Dourados, Campo Grande e Paranaíba da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, as políticas e formas de ingresso oferecidas, as ações de permanência e os desafios encontrados para criar e implementar as propostas de inclusão contidas nos PPs, caso existam. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de um questionário online para os coordenadores anteriores e atuais dos cursos de Pedagogia nas diferentes unidades universitárias da UEMS, análise dos PPs e da legislação. Os cursos de Pedagogia da UEMS passaram por várias reformulações, desde a primeira implantação até os dias atuais, visando sempre a melhoria do curso, do Projeto Pedagógico e da qualidade do ensino oferecido. Atualmente a UEMS oferece quatro cursos de Pedagogia e cada um possui um Projeto Pedagógico diferenciado, mas todas contemplam disciplinas com propostas específicas para desenvolver no acadêmico e futuro docente uma postura de respeito frente ao "outro".

Palavras-chave:

 

 

Projeto Pedagógico. Pedagogia. Inclusão

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Silva, H. O. (2015). OS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1553

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS