O uso de medicamentos em transplantados renais: práticas de medicação e representações

Autores

  • Guilherme Oliveira de Arruda Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Dias Renovato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Nas relações entre os discursos biomédicos e os discursos daqueles que vivem a alteração do seu sistema imunológico, torna-se importante dar voz aos pacientes transplantados renais para que possam expor suas singularidades que estão atreladas ao tratamento imunossupressor. Tem-se como objetivo desta pesquisa conhecer e compreender as práticas de medicação e as representações sobre o uso de medicamentos em transplantados renais. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa descritiva e exploratória, cujos aportes teóricos têm como arcabouço as concepções de práticas de medicação de Peter Conrad, de representação, a partir de Stuart Hall, e de identidade proveniente do campo dos Estudos Culturais. A pesquisa foi realizada no Município de Dourados, MS com 17 pacientes transplantados renais residentes no mesmo. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Para a análise das entrevistas, aproximamos do referencial teórico de Michel Foucault sobre discurso. Os entrevistados apresentaram idade média de 54,6 anos, sendo 13 do sexo masculino e 4 do sexo feminino; em relação ao transplante apresentaram uma média de tempo de transplante de 8 anos. Os medicamentos predominantemente utilizados foram os imunossupressores, incluindo ainda os medicamentos relacionados às desordens cardiovasculares e metabólicas. Os achados permitiram conhecer os esquemas posológicos e a inserção do medicamento no dia-a-dia do transplantado, bem como compreender suas práticas de medicação e representações. Pode-se estabelecer correlação entre o uso do medicamento e o risco de rejeição ao órgão transplantado, evidenciando a compreensão da importância e do papel central que o medicamento tem na vida destes indivíduos.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira de Arruda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do 4° ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bolsista do PIBIC com fomento do CNPq, com pesquisa na área geral de saúde coletiva.

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Arruda, G. O. de, & Renovato, R. D. (2015). O uso de medicamentos em transplantados renais: práticas de medicação e representações. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1551

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>