O PODER DISCIPLINAR E A VIOLÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: um estudo à luz de Michel Foucault e Áurea Guimarães

Autores

  • Priscila Aparecida Silva Cruz UEMS
  • Silvane Aparecida de Freitas UEMS

Resumo

Vivemos em uma sociedade de vigilância em que as instituições estão impregnadas de mecanismos de poder e controle social. As escolas não passam intactas dessa realidade. A imposição de regras disciplinares evidencia esse fato. Para o entendimento desse fenômeno, o presente projeto procura apresentar as análises de Foucault referentes à formação da sociedade disciplinar, compreendendo como se dá o funcionamento das suas formas de vigilância e punição em nossa sociedade, sendo o foco principal, a escola e suas relações de controle e vigilância, identificando os mecanismos de exercício do poder disciplinar utilizado na Instituição Escolar e como o rigor das práticas disciplinares pode vir a causar a repulsa do aluno às regras e por extensão, causar violência escolar. A pesquisa bibliográfica, ora realizada tem como referencial teórico Michel Foucault, Áurea Guimarães e outros autores que avaliam a questão do poder disciplinar na formação da instituição escolar moderna.Tais reflexões buscam compreender  os mecanismos de exercício do poder disciplinar utilizados na Instituição Escolar e como esses mecanismos  exercem o controle social, político e ideológico na sociedade moderna.

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Publicado

2015-10-21

Como Citar

Cruz, P. A. S., & de Freitas, S. A. (2015). O PODER DISCIPLINAR E A VIOLÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: um estudo à luz de Michel Foucault e Áurea Guimarães. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1547

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS