O PODER DISCIPLINAR E A VIOLÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: um estudo à luz de Michel Foucault e Áurea Guimarães
Resumo
Vivemos em uma sociedade de vigilância em que as instituições estão impregnadas de mecanismos de poder e controle social. As escolas não passam intactas dessa realidade. A imposição de regras disciplinares evidencia esse fato. Para o entendimento desse fenômeno, o presente projeto procura apresentar as análises de Foucault referentes à formação da sociedade disciplinar, compreendendo como se dá o funcionamento das suas formas de vigilância e punição em nossa sociedade, sendo o foco principal, a escola e suas relações de controle e vigilância, identificando os mecanismos de exercício do poder disciplinar utilizado na Instituição Escolar e como o rigor das práticas disciplinares pode vir a causar a repulsa do aluno às regras e por extensão, causar violência escolar. A pesquisa bibliográfica, ora realizada tem como referencial teórico Michel Foucault, Áurea Guimarães e outros autores que avaliam a questão do poder disciplinar na formação da instituição escolar moderna.Tais reflexões buscam compreender os mecanismos de exercício do poder disciplinar utilizados na Instituição Escolar e como esses mecanismos exercem o controle social, político e ideológico na sociedade moderna.