O BRINCAR: A PERSPECTIVA DAS MÃES DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Walgistela Ponse Aguiar Blanco UEMS
  • Débora de Barros Silveira UEMS

Resumo

Sabemos que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças além de ser um dos componentes da educação infantil. Nesse trabalho trazemos os resultados obtidos na pesquisa de iniciação científica, na qual identificamos quais são as perspectivas dos pais em relação ao brincar das crianças em uma instituição de educação infantil. Identificamos ainda se as famílias reconhecem o brincar como um dos componentes do trabalho pedagógico e, se ao falarem sobre a rotina e a função das instituições, o brincar aparece como um momento de aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, sendo este último realizado por meio de entrevistas com famílias que utilizam o sistema público de educação infantil do município de Dourados – MS. As análises mostram que a maioria dos familiares afirmam que a criança vai a instituição de educação infantil porque eles precisam trabalhar, que lá aprende coisas novas, tem aprendizagens importantes para prepará-la para o ensino fundamental e, por outro lado, lá as crianças brincam. O brincar aparece na maioria das falas como uma atividade oposta às aprendizagens consideradas mais sérias e importantes, como a aprendizagem da leitura e escrita. É conceituado como aquilo que a criança faz espontaneamente, algo para preencher o tempo ocioso. Conhecer ou identificar essas perspectivas é um modo de contribuir para a aproximação das famílias e instituições educacionais e fomentar discussões sobre a educação de crianças de 0 a 6 anos de idade.

Biografia do Autor

Walgistela Ponse Aguiar Blanco, UEMS

Acadêmica do curso de Pedagogia, Unidade de Dourados

Débora de Barros Silveira, UEMS

Docente efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, atuando nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Química e no curso de Especialização em Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Blanco, W. P. A., & Silveira, D. de B. (2015). O BRINCAR: A PERSPECTIVA DAS MÃES DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1542

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)