O BRINCAR: A PERSPECTIVA DAS MÃES DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Sabemos que o brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças além de ser um dos componentes da educação infantil. Nesse trabalho trazemos os resultados obtidos na pesquisa de iniciação científica, na qual identificamos quais são as perspectivas dos pais em relação ao brincar das crianças em uma instituição de educação infantil. Identificamos ainda se as famílias reconhecem o brincar como um dos componentes do trabalho pedagógico e, se ao falarem sobre a rotina e a função das instituições, o brincar aparece como um momento de aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir de estudos bibliográficos e pesquisa de campo, sendo este último realizado por meio de entrevistas com famílias que utilizam o sistema público de educação infantil do município de Dourados – MS. As análises mostram que a maioria dos familiares afirmam que a criança vai a instituição de educação infantil porque eles precisam trabalhar, que lá aprende coisas novas, tem aprendizagens importantes para prepará-la para o ensino fundamental e, por outro lado, lá as crianças brincam. O brincar aparece na maioria das falas como uma atividade oposta às aprendizagens consideradas mais sérias e importantes, como a aprendizagem da leitura e escrita. É conceituado como aquilo que a criança faz espontaneamente, algo para preencher o tempo ocioso. Conhecer ou identificar essas perspectivas é um modo de contribuir para a aproximação das famílias e instituições educacionais e fomentar discussões sobre a educação de crianças de 0 a 6 anos de idade.