Fases Adiabáticas não cíclicas em modelos Fermiônicos de dois níveis com interação de dois campos clássicos externos de mesma frequência.

Autores

  • Rafael Fagundes Borges Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Antonio Cesar Aguiar Pinto Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

No projeto de iniciação científica desenvolvido anteriormente, estudamos um modelo de dois níveis fermiônicos sob a interação de dois campos clássicos externos, um magnético e
um elétrico. Para campos gerais, encontramos os autovalores e autoenergias respectivas desse modelo. Para estudar a dinâmica adiabática desse modelo, restringimos o campo magnético a um campo, de norma constante, que precessiona em torno de uma direção fixa no espaço com freqüência constante e o campo elétrico a ter a mesma freqüência angular do campo magnético. Encontramos nesse regime, as fases geométricas quando os dois campos voltam às mesmas configurações iniciais após um período.
Nesse novo projeto, obtivemos a dinâmica exata desse modelo para as mesmas configurações de campos externos do projeto anterior sem fazer a restrição ao regime adiabático e reobtivemos os resultados das fases geométricas adquiridas pelos autoestados da hamiltoniana, quando implementamos a aproximação adiabática.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Fagundes Borges Silva, R., & Cesar Aguiar Pinto, A. (2015). Fases Adiabáticas não cíclicas em modelos Fermiônicos de dois níveis com interação de dois campos clássicos externos de mesma frequência. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1518

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)